Na última segunda feira(17) foi realizada a sessão extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (CEPE), composto por estudantes, professores, técnicos e comunidade externa, para tratar do calendário de reposição e do início do segundo semestre letivo. A reunião iniciou-se às 9 horas e se prolongou-se até as 14 horas.
Os representantes do Diretório Central dos Estudantes neste conselho, tendo em vista a garantia de um calendário que se adequasse às necessidades dos estudantes, levaram ao conselho as seguintes demandas:
- Não realização de provas na primeira semana de reposição (18 a 21 de setembro)
- Uma semana completa de estudos após a reposição para preparação para os exames finais
- Abono de faltas do período compreendido entre 15 de maio (início da greve docente) e 29 de junho (suspensão do calendário)
Todas as três propostas foram negligenciadas pelo conselho, que claramente não levou em consideração os anseios dos estudantes, o que consideramos um grave desrespeito à categoria, que não terá um período de readaptação antes da retomada de avaliações e não terá tempo necessário para preparação para os exames finais. Entendemos a necessidade de que a reposição ocorra da maneira mais rápida possível de modo a normalizar o calendário, mas não podemos admitir que os estudantes sejam penalizados durante o processo.
Tendo em vista que a reposição de aulas ainda passará pelas instâncias colegiadas dos cursos para adaptação, as quais tem representação estudantil garantida através dos centros acadêmicos, convocamos estes para discutir o calendário e garantir que os estudantes não sejam os únicos prejudicados pela greve mais extensa da história da universidade.
Se o CEPE não teve o compromisso de garantir as necessidades dos estudantes, cabe agora a nós lutarmos nas instâncias colegiadas por nossos direitos e garantir um ensino e uma reposição de qualidade.
Por Joslei Bohn em 18 de setembro de 2012 às 4:10.
Sou representante do Centro Acadêmico de Odontologia e, ao meu ver, a aprovação de dois calendários vai gerar muita confusão para toda comunidade: acadêmicos, professores e servidores. Na prática, temos 3 situações: 1. início das disciplinas nao integralizadas dia 18 e início do 2o semestre letivo dia 29 de outubro; início do 2o semestre letivo de disciplinas não integralizadas dia 24 de setembro; 3. uma mistura das 2 situações dentro do mesmo curso e em muitos caso dentro de cada período dentro do curso. Nosso Centro Acadêmico irá propor ao Coordenador do Curso uma equalização das situações, evitando assim maiores transtornos para todos os envolvidos. Por outro lado, iremos solicitar algum tipo de excepcionalização com relação aos formandos, para que estes não tenham prejuízo moral e financeiro em razão do atraso deste calendário vindouro!
Atenciosamente,
Joslei Bohn
CAOGS – Presidente
(41) 9976-2002