A luta feminista cresceu e tomou de forma positiva grande proporção em nosso país nos últimos anos. Muitas mulheres, principalmente as jovens, passaram a ser protagonistas de suas histórias e a seguir na construção de uma sociedade que supere o patriarcado* e todas as formas de violência e opressão.

Foi necessário que as mulheres problematizassem essas situações para de fato abalar as estruturas que sustentam as desigualdades entre homens em detrimento das mulheres. Ainda há muito para conquistar e a UFPR tem se tornado mais um espaço para intervir e promover políticas públicas.

É necessário ter mais mulheres nos espaços deliberativos da Universidade, mas que estas atuem na perspectiva feminista e de transformação!

A luta é por uma universidade que se obrigue a desnaturalizar de sua conduta a heteronormatividade*, e pela promoção de políticas de assistência estudantil que atentem às relações de gênero e sexualidade e pela criação de instâncias onde possamos denunciar casos de homofobia, assédio moral e sexual, racismo, pois acreditamos que tod@s devem ter voz, o silêncio é cúmplice da violência!

Que avancemos nas relações entre nós no movimento estudantil e vivamos aquilo pelo que lutamos: paridade nos espaços estudantis, respeito, e priorização da pauta! E que mais estudantes se identifiquem e venham conhecer a pauta. Romper com a manutenção de nossa sociedade patriarcal deve ser a luta de toda a universidade.

Feminismo é a ideia radical de que as mulheres são gente

Programe-se e participe da Semana de Lutas das Mulheres

Na semana do Dia Internacional da Mulher, de 04 a 08 de março, o Diretório Central d@s Estudantes da Universidade Federal do Paraná (DCE UFPR) propõe atividades relacionadas à pauta feminista e potencializa as atividades propostas pelos Centros Acadêmicos e coletivos de dentro e fora da universidade.

A programação da Semana de Lutas das Mulheres encerra com grande ato público que acontece no dia 8 de Março, organizado pelos diversos movimentos sociais de Curitiba. Na ocasião será entregue um documento à Secretaria Municipal das Mulheres que exige que as pautas por políticas públicas tenham a devida atenção por parte do governo – luta que não começa e nem termina aqui.

Na terça-feira, 05/03, às 12h no 3º andar do DCE, está marcada a reunião de organização do momento de intervenção das mulheres jovens no ato do dia 08. Todos os CA’s, coletivos, a estudantada e a comunidade em geral estão convidad@s!

Veja a programação da Semana de Lutas das Mulheres na UFPR:

 Facebook: Ato dos Movimentos Sociais para o Dia Internacional da Mulher (clique no link).