assédio moral
Após comentários preconceituosos, que criminalizam a pobreza, feitos por um professor do curso de Geografia em sala de aula, estudantes do curso se mobilizaram e fizeram reclamações formais à coordenação do curso e demais instâncias da UFPR. (Leia a nota na íntegra)

  • “Segunda feira dia 24 de junho de 2013, durante a aula de Introdução à Cartografia, o professor Dr. Arnaldo Ricobom fez a seguinte piada, ao se referir a GPSs não militares: “Estes GPSs de carro só servem para te levar à favela para você ser metralhado”, dando a entender que estar na favela causa, automaticamente, ser metralhado.”

Após as reclamações da “péssima piada”, de muito mal gosto e completamente desnecessária, estudantes passaram a ser perseguidos politicamente, alguns, inclusive, sendo constrangidos em sala de aula pelo próprio professor.

  • “Segunda Feira 01 de julho de 2013, o professor Dr. Arnaldo Ricobom, ao descobrir quem havia enviado o e-mail à coordenação, diz: “Então você é um imbecil idiota.”. O aluno tenta argumentar com o professor, porém este logo diz para ele: “Você cala a boca”. “Eu não tenho preconceito com essa população, eu tenho preconceito com atitudes imbecis de determinados alunos”. Segundo ele, “aqui na minha aula não se debate ideias. Se debate ideias nas Ciências Sociais, na Geografia Humana. Na Cartografia não se debate ideias”.”

A atitude do professor demonstra seu total despreparo para lidar com debates e questionamentos em sala de aula, típicos da classe estudantil, questionadora por natureza. Aparentemente, a perseguição às e aos estudantes não está se dando somente por parte do professor citado, e o DCE UFPR está atendo às reivindicações destes estudantes.

O DCE UFPR acredita em uma Universidade que seja plural e democrática. Democrática desde o acesso, passando pelos debates e livre exposição de ideias, até a permanência. Repudiamos a atitude e os comentários do professor, apoiando @s estudantes de Geografia e recomendando que demais casos de assédio moral sofridos em sala de aula sejam encaminhados aos Centros e Diretórios Acadêmicos, para que sejam dados os devidos encaminhamentos, e que @s estudantes combatam diretamente e diariamente estas situações. É preciso combater os “feudos” existentes na UFPR, que cerceiam a participação estudantil e restringem a democracia dentro da Universidade.

Não ao assédio moral!
Não à criminalização da pobreza!

DCE UFPR 2013
Quem vem com tudo não cansa!