Na assembléa geral de estudantes da UFPR realizada no dia 29/05 foi deflagrada a greve estudantil. Nesta assembleia foi deliberado também que o comando de greve seria aberto a tod@s, assim como a mobilização que sairia deste.

Na  última assembleia geral, realizada no dia 03/07, que deliberou uma ocupação da reitoria da Universidade (Leia a nota do DCE sobre a ocupação), foi definido que as reuniões do comando de greve estudantil seriam realizadas dentro da ocupação, mas que a ocupação não seria aberta a estudantes contrários à ela. Estas decisões mostram o caráter autoritário, antidemocrático e contraditório da ocupação, tendo em vista a restrição à participação de estudantes em um ato estudantil.

Na noite do dia 05/07 @s integrantes do DCE e outr@s estudantes tentaram participar do comando de greve e foram impedidos de adentrar ao espaço. Mesmo com nosso aviso de que o motivo de nossa participação na reunião era para discutir e participar das articulações com relação às pautas da greve, nossa entrada não foi permitida.

Entendemos que em um movimento de ocupação os cuidados com relação a segurança devem ser priorizados, mas impedir que estudantes participem de um ato estudantil simboliza o cúmulo do autoritarismo. Autoritarismo este que nos remete a um passado não tão distante, a ditadura militar, na qual o movimento estudantil teve um papel fundamental para a derrubada.

Lamentamos a postura de alguns grupos que insistem em tratar o Movimento Estudantil como seu feudo, e não seremos complacentes com esse tipo de comportamento. Continuaremos na greve lutando pelas pautas estudantis e trabalhando com @s demais estudantes. Desta forma convocamos todos os estudantes para que mantenham-se engajados nas mobilizações. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) continua representando tod@s @s estudantes da Universidade, mantendo-se aberto ao diálogo e à construção de atividades que venham a beneficiar a tod@s nós. Defendemos a democracia como princípio maior de mobilização social, para que as vitórias sejam efetivamente uma conquista de tod@s e para tod@s.

Na noite de hoje, dia 06/07, conversamos, do lado de fora do prédio da reitoria, com a comissão de ética do comando de greve e solicitamos que fosse avaliada a possibilidade de as reuniões do comando de greve serem realizadas em um local fora da ocupação. Aguardamos uma resposta e esperamos que a atual situação mude, de forma a garantir uma real transparência e democracia nestas reuniões.

DCE-UFPR – 2011/2012

Gestão Nós Vamos Invadir Sua Praia