Após comentários preconceituosos, que criminalizam a pobreza, feitos por um professor do curso de Geografia em sala de aula, estudantes do curso se mobilizaram e fizeram reclamações formais à coordenação do curso e demais instâncias da UFPR. (Leia a nota na íntegra)
- “Segunda feira dia 24 de junho de 2013, durante a aula de Introdução à Cartografia, o professor Dr. Arnaldo Ricobom fez a seguinte piada, ao se referir a GPSs não militares: “Estes GPSs de carro só servem para te levar à favela para você ser metralhado”, dando a entender que estar na favela causa, automaticamente, ser metralhado.”
Após as reclamações da “péssima piada”, de muito mal gosto e completamente desnecessária, estudantes passaram a ser perseguidos politicamente, alguns, inclusive, sendo constrangidos em sala de aula pelo próprio professor.
- “Segunda Feira 01 de julho de 2013, o professor Dr. Arnaldo Ricobom, ao descobrir quem havia enviado o e-mail à coordenação, diz: “Então você é um imbecil idiota.”. O aluno tenta argumentar com o professor, porém este logo diz para ele: “Você cala a boca”. “Eu não tenho preconceito com essa população, eu tenho preconceito com atitudes imbecis de determinados alunos”. Segundo ele, “aqui na minha aula não se debate ideias. Se debate ideias nas Ciências Sociais, na Geografia Humana. Na Cartografia não se debate ideias”.”
A atitude do professor demonstra seu total despreparo para lidar com debates e questionamentos em sala de aula, típicos da classe estudantil, questionadora por natureza. Aparentemente, a perseguição às e aos estudantes não está se dando somente por parte do professor citado, e o DCE UFPR está atendo às reivindicações destes estudantes.
O DCE UFPR acredita em uma Universidade que seja plural e democrática. Democrática desde o acesso, passando pelos debates e livre exposição de ideias, até a permanência. Repudiamos a atitude e os comentários do professor, apoiando @s estudantes de Geografia e recomendando que demais casos de assédio moral sofridos em sala de aula sejam encaminhados aos Centros e Diretórios Acadêmicos, para que sejam dados os devidos encaminhamentos, e que @s estudantes combatam diretamente e diariamente estas situações. É preciso combater os “feudos” existentes na UFPR, que cerceiam a participação estudantil e restringem a democracia dentro da Universidade.
Não ao assédio moral!
Não à criminalização da pobreza!
DCE UFPR 2013
Quem vem com tudo não cansa!
Por DCE nao me representa em 12 de julho de 2013 às 20:51.
que nota chula, tosca e sem nexo, dar um comentário como esse é um atestado de idiotice, uma nota totalmente imparcial, e extremista , alem de colocar como se toda a geografia estivesse unida, coisa que não é verdade, e antes de falar que anonimo não pode dizer nada, olhem a repressão que estão fazendo a quem se coloca oposto a opinião de vocês
Por Dani em 15 de julho de 2013 às 17:41.
Bem…. acho que nunca ninguém iria questionar se você postou em anônimo ou não… Acredito que o anonimato se expressa como importante para não sofrer represarias (como foi a tentativa inclusive do coordenador de curso de preservar o nome do estudante lá no inicio desta historia) mas também o considero um tanto quanto desnecessário quando ninguém do DCE ou alguém do ME que realmente discute liberdade de expressão rechaçaria sua opinião ou coisa do genero….. Enfim, acho que antes de xingar e falar com palavras de baixo calão você poderia procurar a gestão e perguntar o porque do nosso posicionamento, o porque da nota e o porque do apoio… Acredito que falo por tod@s nós quando digo que estamos totalmente abertos ao dialogo contigo, com qualquer estudante da geografia ou de qualquer outro curso, assim, o convido a conversar conosco (seja de forma anonima ou nos ligando ou mandando email), nunca pediriamos para que um estudante se calasse ou deixasse de se expressar (alias, como pode ver eu sou estudante de geografia e estou sempre pelo CT, podemos conversar e tomar um café a qualquer hora, pode me parar num corredor e tudo mais) =)
Abraços