IMG_20130627_094207Curitiba – O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (Coun UFPR), reuniu-se ontem, quinta-feira (27), com pauta única para aprovar novo Regimento do Setor UFPR Litoral, porém decisão foi adiada após estudantes se manifestarem contrários à sistematização da Comissão formada pela Reitoria, em 2011.

O resultado dos trabalhos e a representatividade dos indicados na Comissão de Sistematização do Regimento do Setor não agradou boa parte das três categorias – estudantes, técnicos e professores.

Às 7h da manhã em Matinhos, cerca de 20 estudantes saíram em ônibus fretado para participar do Coun em Curitiba, previsto para começar às 9h. Para as estudantes Caroline Martins e Tainara Baságlia, não houve consenso das categorias do Setor quanto à sistematização como proposta de alteração do regimento. Em Carta aos conselheiros, a representação do Litoral em Conselho Universitário foi considerada insuficiente para garantir um regimento que expresse a realidade da comunidade acadêmica local. “Recusamos o pedido da presidência da mesa de retirada dos manifestantes da sala de conselhos após leitura de carta e ocupamos o Coun para não permitir nenhuma deliberação sem uma verdadeira discussão sobre o processo”, afirmou Baságlia.

Para a estudante e conselheira do DCE UFPR no Coun, Hellen Rosa, a presença dos alunos na sala de conselhos demonstra a insatisfação dos alunos com a sistematização realizada. “Devolvemos os trabalhos da Comissão de Sistematização ao Setor por acreditar que ainda é necessário esse entendimento. Prevalece o bom senso e a democracia. A não retirada dos estudantes da sala vai de encontro ao que exigimos em todos os espaços de conselho: a transparência”, defendeu Rosa.

Em apoio a ocupação, Maurício do Sindtest, também fez fala observando a estatuinte da Universidade.

A declaração de encerramento dos trabalhos da Comissão e encaminhamento da proposta colocada pelo Professor Luiz Cláudio de retornar o regimento com as anotações ao Setor para que tragam propostas ao Coun pelo presidente da mesa, o Reitor Zaki Akel, é uma vitória para o movimento estudantil da UFPR, especialmente aos estudantes de Matinhos.

O prazo de discussão será de 30 dias e deverá ser reencaminhado pela Direção do Setor ao Coun.

O DCE UFPR defende para o Regimento do Setor a abertura para uma ampla discussão e proposição dos estudantes nas discussões que serão feitas, assim como foi no início do processo.